Formação de Guias de Peregrinos
25 de Fevereiro, 2020

Decorreu na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, dois encontros para Guias de Peregrinos a Pé, nos dias 18 de Janeiro e 8 de Fevereiro. Estiveram presentes cerca de 190 Guias nos dois encontros, realizados num só dia, o que proporcionou que maior número de Guias estivessem presentes.

O encontro consistiu em dois momentos destintos: um da parte da manhã, com a participação do Reitor do Santuário de Fátima, Dr. Pe. Carlos Cabecinhas que apresentou a temática para o novo ano pastoral no Santuário: “Tempo de Graça e Misericórdia: dar graças por viver em Deus”, dentro do contexto celebrativo de três centenários: da morte de Santa Jacinta Marto, da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima e da ordenação episcopal e entrada na diocese de Leiria – Fátima de D. José Alves Correia da Silva. Centrou-se na sua intervenção no chamamento à santidade para todos nós, e que passa nas pequenas coisas, e falou sobre a vida e exemplo da pequena Jacinta Marto, ao descrever os seus últimos passos até à sua morte. Entre vários aspetos referiu os seus últimos momentos e as semelhanças com a vida de Jesus: morreu sozinha, com ferida no peito aberta, num grande sofrimento, com um grande amor pelos pecadores. Salientou que as celebrações irão passar também pelo Hospital D. Estefânia. A Drª Madalena de Jesus, diretora do Departamento para Acolhimento de Peregrinos, falou do acolhimento ao peregrino no Santuário de Fátima e dos diversos serviços, espaços disponíveis ao longo do ano. Entre vários aspetos salientou da importância do próprio peregrino que chega, contribuir para o ambiente de silêncio e respeito pelo outro. O Santuário procura ter as melhores condições para os acolher nas suas diversas valências.

Um outro momento do encontro, foi vivido da parte da tarde com a presença das instituições representativas da Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé (Cruz Vermelha, Ordem de Malta, Corpo Nacional de Escutas, GNR, Liga de Bombeiros). Proporcionou-se maior espaço de intervenção à Guarda Republicana (GNR), presente pela primeira vez neste encontro, bem como à representação nacional da Liga de Bombeiros. De salientar a presença de alguns Responsáveis diocesanos da Pastoral das Peregrinações do Movimento (Viseu, Setúbal, Portalegre – Castelo Branco, Vila Real).
Algumas ideias sínteses foram salientadas: Cuidados a ter na preparação, ter o cuidado de comunicar à GNR elementos sobre a peregrinação (data de partida, trajetos…), cuidados a ter no caminho e na chegada ao Santuário. Deu-se algumas orientações com base no Regulamento do Guia de Peregrinos, com «objetivo de dignificar, credibilizar e reconhecer o papel do Guia de Peregrino» (Regulamento).

Frederico Serôdio
Pastoral das Peregrinações
Noticia Jornal Voz de Fátima

Pin It on Pinterest

Share This
Skip to content