Eucaristia, fonte de vida
9 de Novembro, 2020

            Jesus, ao instituir a sua Igreja, enriqueceu-a com os dons necessários para o nosso peregrinar neste mundo rumo à eternidade. Um deles foi a Eucaristia, como coração desta mesma Igreja.

Deus começou a preparar este dom no Antigo Testamento, através de símbolos que referi no último artigo que foi enviado para o ‘site’ do Movimento.

Na Sua missão apostólica, perante uma multidão de milhares de pessoas, em Cafarnaum, cidade da Galileia na costa setentrional do lago Tiberíades (21 por 12 Km), ou mar da Galileia como então era designado, junto ao monte onde Jesus proclamara o sermão da montanha e fizera o anúncio dum novo pão, e que esse pão era Ele, dizendo: Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram. Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o Pão que Eu hei de dar é a minha carne, pela vida do mundo”. Jo 6, 48-51

Esta promessa realizou-se na quinta-feira Santa: Na noite em que Ele se entregava para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos Seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei. Isto é o meu Corpo que será entregue por vós. De igual modo, no fim da ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos Seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei. Este é o cálice do meu Sangue que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de Mim. (2ª Oração Eucarística ou Cânone Romano)

            Após a ressurreição, os apóstolos, fiéis ao mandato de Jesus, começaram a celebrar o que eles chamavam a fração do pão. Dizem os Atos dos Apóstolos, cap. 2, 42: “Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fração do pão e às orações”. Era como se tivessem uma só alma. Desde então, até agora, em todo o mundo se celebra a Eucaristia (missa, comunhão e presença nos nossos sacrários).

Uma pergunta:

        O que seria a Igreja sem a Eucaristia?

Jesus quando promete, não falta! Ele disse: “Estarei convosco até ao fim dos tempos”. (Mt 28,20)

Diz-nos o decreto do Concílio Vaticano II, nº 5, Presbiterorum Ordinis: Na Santíssima Eucaristia está contido todo o bem espiritual da Igreja. Isto é: O próprio Cristo, nossa Páscoa, Pão Vivo que, mediante a Sua carne vivificada pelo Espírito é vivificante da vida.

O Concílio reconhece que sem a Eucaristia não havia verdadeira e ativa vida espiritual.

  1. João Paulo II, na exortação Mane Nobisco, reza: Senhor, na Eucaristia fizeste-Te remédio de imortalidade; dá-nos uma vida plena que nos ajude a caminhar sobre a terra como peregrinos seguros, alegres, olhando sempre para a meta da vida eterna.

O Senhor Cardeal D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Assistente Geral do Movimento da Mensagem de Fátima, acaba de escrever uma Carta Pastoral para a diocese, intitulada “Eucaristia, Encontro e Comunhão com Cristo e os Irmãos.”

            Estas citações e outras que poderíamos referir, vêm confirmar que a Eucaristia foi um dos melhores dons concedidos à Igreja e confirmados com o que disse o Anjo da Paz em Fátima em 1916, mas com a frescura e atualidade que é necessária repensar para melhor se acolher, guardar, viver e transmitir. É o que desejamos fazer nalgumas reflexões que vamos continuar a publicar.

Até breve, se Deus quiser!

P. Antunes

Pin It on Pinterest

Share This
Skip to content