Breve História

Breve História

 

O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) é uma associação canónica de fiéis de formação e apostolado e tem a sua sede nacional no Santuário de Fátima. 

No ano 1984 a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) após um longo trabalho, reflexão e diálogo, aprovou novos Estatutos, alterando a sua denominação para “Movimento dos Cruzados de Fátima”. Em 1997 passou a ser designado “Movimento da Mensagem de Fátima” que depende da conferência episcopal portuguesa, que delega a superior orientação no bispo de Leiria Fátima com o título de Assistente Geral. Atualmente é o Cardeal Dom António Marto. 

O MMF tem o objetivo de difundir e ajudar a viver a Mensagem que o Anjo e a Senhora mais brilhante que o Sol transmitiram a cada um de nós. Com esta finalidade, o MMF assenta a sua dinâmica de ação apostólica a nível paroquial com o intuito de chegar a todas as pessoas e envolver o maior número de pessoas. Como organização e estrutura para coordenar todas as atividades e ações, apresenta-se com um secretariado nacional, secretariados diocesanos e paroquiais com as respetivas direções cumprindo os estatutos em vigor. Cada secretariado, é acompanhado a nível espiritual por um sacerdote ou diácono. 

Ao longo dos tempos este Movimento sob a proteção de Nossa Senhora, teve um papel preponderante no anúncio da mensagem e para tal criou campos apostólicos, setores e comunidades de vida, como meios concretos para conhecer, viver e divulgar a mensagem. 

Os campos apostólicos do Movimento surgiram tendo em consideração os apelos da mensagem de Fátima, e o que motivava o peregrino a peregrinar à Cova da Iria ainda mesmo no tempo das aparições. Assim foram constituídos os seguintes campos: oração, doentes e peregrinações. Mais tarde e dada a especificidade pedagógica-pastoral de cada grupo etário, constituem-se os setores: das crianças, dos jovens e dos adultos. Posteriormente e mais recentemente surgiram as comunidades de vida para dar resposta aos mensageiros que manifestaram vontade de se comprometerem com a espiritualidade de Fátima assumindo um compromisso na vida e para a vida, disponibilizando-se a serem candeias de luz para o mundo. Assim surgiu: o grupo dos reparadores e os mensageiros do Imaculado Coração de Maria. 

Pin It on Pinterest

Share This
Skip to content