Breve História

Breve História

 

Em 1926 o Dr. Manuel Nunes Formigão, sacerdote que acompanhou o fenómeno de Fátima a partir da quarta Aparição de Nossa Senhora e os Pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, decidiu criar a Associação de Nossa Senhora de Fátima com o objetivo de ajudar a conhecer e viver a Mensagem de Fátima.

Em 1934 os bispos portugueses aprovaram os primeiros estatutos transformando a Associação em Pia União dos Cruzados de Fátima, como obra auxiliar da Ação Católica. O jornal “Voz da Fátima” era o seu órgão oficial.

Em 1981 foi constituída uma comissão para rever os atuais estatutos, presidida pelo Senhor D. Manuel Falcão, ao tempo Bispo de Beja, como delegado da Conferência Episcopal.

Após dois anos de trabalho e reflexão, foram entregues, para apreciação à Conferência Episcopal Portuguesa os novos estatutos, com o nome de Associação do Movimento dos Cruzados de Fátima, tendo sido aprovados em 05-07-1984. Foi a partir desta aprovação que se constituiu o Secretariado Nacional, aprovado por D. Alberto Cosme do Amaral, ao tempo Bispo de Leiria-Fátima, como delegado da Conferência Episcopal. A seguir começaram a constituir-se os Secretariados Diocesanos aprovados pelos respetivos Bispos.

Em 1990 tínhamos Secretariados Diocesanos em todas as dioceses. A partir da constituição dos Secretariados Diocesanos, começaram a surgir Secretariados Paroquiais.

Voltando à pergunta o que é o Movimento da Mensagem de Fátima, esclarecemos: é um Movimento ao serviço da Mensagem de Fátima, com a Igreja e para a Igreja.

Conforme os estatutos, é uma associação pública de fiéis ereta pela Conferência Episcopal Portuguesa, com caráter Nacional, que por sua vez delega no Bispo de Leiria-Fátima, com título de assistente geral. Presentemente é o Senhor D. António Augusto Marto.

O MMF rege-se pelo Código de Direito Canónico, pelos presentes estatutos, pelas Normas Gerais das Associações de Fiéis da Conferência Episcopal Portuguesa, e pela legislação Civil e Canónica aplicáveis.

WordPress Video Lightbox

Pin It on Pinterest

Share This
Skip to content