Concelho Diocesano em Viana do Castelo
5 de Fevereiro, 2020

No dia 25 de janeiro ocorreu no auditório Centro Paulo IV, em Darque, o Conselho Diocesano do MMF de Viana do Castelo. Estiveram presentes do Secretariado Nacional o Presidente, vice-Presidente e o Assistente Espiritual, Sr. Pe. Antunes.

Depois do acolhimento, com início às 9h teve lugar a oração da manhã, orientada pelo Monsenhor João Batista, Assistente Espiritual Diocesano.

A abertura dos trabalhos foi feita dando voz ao Assistente Nacional, Sr. Pe Antunes. Ao longo dos anos foi nos habituando à clareza e simplicidade das suas palavras que depois de escutadas, interpelam e geram mudança, que leva à ação.

Reforçou que a missão do MMF é fazer chegar às famílias, e às paróquias, o valor e a importância da Mensagem. Focou as suas palavras de forma pertinente na pequena Jacinta, pois comemora-se este ano o Centenário da sua partida para o Céu. Denominou-a como a “Pastorinha do Amor”. Amor na vida de simplicidade e humildade, amor aos pecadores, amor aos pobrezinhos, amor ao Santo Padre e ao Coração Imaculado de Maria. Ela agarrou o SIM que disse a Nossa Senhora e tudo oferecia com amor.

Após o intervalo, o Presidente Nacional, Nuno Neves, salientou propósitos e desafios do MMF: a proximidade com as pessoas; apostar no setor das crianças e jovens e promover formação sobre a mensagem de Fátima para todos. Também usou da palavra o vice-Presidente Nacional Humberto, o Presidente Diocesano Carlos Sousa, o tesoureiro João Pinheiro e a enfermeira Irene, responsável do sector dos Doentes. Houve também intervenção e sugestões dos participantes.

Às 12h viveu-se o ponto mais alto do encontro, a Eucaristia, presidida pelo Sr. Pe. Christopher Sousa, fez-se memória da conversão de São Paulo. O Sr. Pe Antunes relembrou algumas verdades que por vezes esquecemos, citando: “Paulo basta-te a minha Graça, colabora com ela” e relembrou: o que são os mensageiros, senão colaboradores de Deus? Deus dá-nos a Sua Graça, falta-nos colaborar com ela. Estas palavras levaram a um momento de interiorização pessoal.

No fim da Eucaristia e Bênção Final, foi entregue a cada coletor do jornal Voz da Fátima, a oferta de um terço, um gesto que simboliza compromisso, carinho e gratidão.

Um bem-haja para todos quantos estiveram presentes.

Inês Sousa
Noticia Jornal Voz de Fátima

Pin It on Pinterest

Share This
Skip to content