Do encanto à vida – 2
14 de Agosto, 2020

Um coração na mão

Na segunda aparição de Nossa Senhora. Aí encontraremos uma escola universitária onde podemos aprender as faculdades que pessoal e apostolicamente julgarmos oportunas. Quem preside nesta escola é o coração!

Nossa Senhora diz: O Meu Coração será para ti e para os que quiserem seguir o caminho que conduz a Deus.

Antigamente, nas escolas havia uma vara para castigar os indisciplinados; Nossa Senhora em vez dela, usa o Seu Coração: em vez da ameaça, a paz; em vez da inquietação, o Céu!

É uma escola onde necessitamos de ser bons alunos, e só será bom aluno quem for humilde; mas há cristãos que, ao ouvirem a Palavra de Deus, dizem que já sabem isso tudo! Neste coração maternal, mesmo tendo cursos superiores, se não houver humildade, não se aprende.

Nossa Senhora, na segunda aparição já tinha a intenção de pedir a devoção dos primeiros sábados, mas guardou para mais tarde, 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra, talvez por considerar que a Lúcia ainda a não entenderia.

O Céu tem os seus projetos sobre cada um de nós. Nossa Senhora, na segunda aparição, apenas lhe disse: Deus tem sobre ti desígnios de misericórdia.

Os primeiros sábados são o coração desta devoção mas eles têm de ser feitos como Nossa Senhora pediu e indicou. Eu prefiro dizer ‘vivência’ dos primeiros sábados, do que ‘devoção’ dos primeiros sábados. É uma questão de palavras: vivência e concretização da nossa devoção a Nossa Senhora.

Para não alongar, recordemos o que Nossa Senhora disse em 10 de dezembro de 1925: “Ao menos tu, Minha filha, vê de me consolar. Diz às pessoas que, se Me fizerem quinze minutos de companhia meditando comigo a Palavra de Deus, se confessarem, comungarem e rezarem o terço durante cinco primeiros sábados com a intenção de reparar os pecados que muito ofendem o Meu Coração prometo estar-lhes presente à hora morte com as graças necessárias à salvação.”

Entretanto, Jesus comunicou à vidente Lúcia que havia pessoas que faziam esta devoção apenas com a intenção de obter as graças.

Ao pedir os cinco primeiros sábados, o que Nossa Senhora pretende para além da reparação, é fazer do nosso coração, que já é templo de Deus desde o batismo, um sacrário limpinho. Ela sabe que por vezes ele anda tão sujinho com as nossas faltas mesmo leves, que quer embelezá-lo ao jeito do Seu!

Na próxima publicação falaremos dos cinco pecados.

Pe. Antunes

Pin It on Pinterest

Share This
Skip to content