Do encanto à vida – 3
19 de Agosto, 2020

Vivência dos cinco primeiros sábados

Ao menos tu, vê de Me consolar!

Durante algum tempo interroguei-me sobre o projeto de Deus anunciado por Nossa Senhora: Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. Não é um conselho nem um convite: é mesmo um querer!

O núcleo central deste querer é a vivência dos cinco primeiros sábados. Deus vê o infinito, mas nós apenas vemos o que se está a passar.

Já dissemos que a mensagem de Fátima é uma mensagem de Graça e Misericórdia. Deus, através do Coração Imaculado de Maria, quer fazer chegar até nós essa misericórdia. E aqui está um dos objetivos dos primeiros sábados. Por isso, Jesus e Nossa Senhora nos pedem com insistência e urgência esta devoção.

Há quem diga que é mais uma devoção, mas a vivência dos cinco primeiros sábados, tem um dinamismo espiritual próprio para os tempos que decorrem.

Estamos num mundo mais preocupado com a cultura da inteligência do que com a cultura do coração. Contudo, ambas se devem promover simultaneamente.

A devoção dos cinco primeiros sábados é uma escola de formação do nosso coração. O modo como Nossa Senhora a pede à vidente Lúcia e a cada um de nós, é comovente: Ao menos tu, vê de Me consolar!

Nossa Senhora pede esta devoção para reparar cinco pecados graves: Os que negam a Sua Maternidade Divina dizendo que Ela é apenas mãe de um homem, os que negam a Sua virgindade dizendo que teve mais que um filho, os que negam a Sua Imaculada Conceição, os que profanam as Suas imagens, e os que procuram convencer as crianças de que Ela não é a Imaculada Conceição.

Nossa Senhora, humilde e serva, nunca procurou honras ou privilégios. Tudo Lhe foi dado em atenção ao Seu Jesus, e n’Ele, a nós!

Após o 25 de abril, a pretexto de liberdade, destruíram 348 nichos com a imagem de Nossa Senhora, uma parte dos quais estava ao cuidado do Movimento da Mensagem de Fátima. Passado esse vandalismo, foram sendo reconstruídos, e surgiram outros novos, construídos uns pelo Movimento, outros pela Associação da Imaculada. Entretanto, de vez em quando, ainda há desacatos!

É muito belo verificar como são acolhidas as imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima por esse mundo além. Apesar das ofensas que Lhe fazem, e referidas nos cinco primeiros sábados, Ela vai triunfando! Em Fátima, Nossa Senhora disse: Por fim, o Meu Coração Imaculado triunfará!

Vivamos os cinco primeiros sábados colaborando nesse triunfo do Seu Imaculado Coração!

Em breve iremos refletir sobre a importância da confissão.

Pe. Antunes

Pin It on Pinterest

Share This
Skip to content