Do encanto à vida – 5
1 de Setembro, 2020

Vê ao menos de Me consolar

Continuando a nossa refleção, hoje, é sobre a oração do Terço. Reflitamos nas orações que o compõem.

Comecemos pelo Pai Nosso.

Esta oração, como temos dito, foi feita e rezada por Jesus. O Papa Bento XVI escreveu um livro muito importante e volumoso sobre ela. Cada palavra é uma mensagem muito rica. Todos temos o mesmo Pai, um Pai que é Senhor de tudo menos do mal. A melhor palavra que lhe podemos atribuir é um Pai de Amor. Não é um pai de vara na mão, mas de Amor no Coração.

Se Ele é nosso Pai, eu tenho de procurar ser um bom filho e um bom irmão, porque Ele é Pai de todos. Como é Senhor e Criador, devemos velar pela obra da criação.

Venha a nós o Seu Reino de Paz, de Perdão, e de Misericórdia.

É um Pai que devemos amar e respeitar, mas não temer!

Quando eu era novito, as pessoas adultas, quando trovejava, diziam: Deus está a ralhar! A minha catequista, quando nos preparou para a primeira confissão, disse-nos que se não nos confessássemos bem, Deus mandava uma raposa para nos morder as pernas. Lembro-me que me confessei a primeira vez na Igreja de Pousos, na Capela Mor à esquerda do altar-mor. Quando me estava a confessar, de vez em quando olhava para trás para ver se a raposa andava por ali.

Jesus, igual ao Pai em tudo menos na natureza humana, mostrou-nos o rosto do Pai. Toda a Sua vida foi mostrar o Pai. Se refletirmos na parábola do Filho Pródigo, veremos quem é o nosso Pai. É a esse Pai que rezamos no Pai Nosso! Rezemo-lo com atenção e com a nossa vida!

A Ave-Maria

            Haverá alguma mãe ofendida por algum dos seus filhos que não sinta consolação quando outro filho ou filha a consola?

Nossa Senhora, é a Mãe mais ofendida do mundo e gosta que A consolem. Quanta consolação lhe dará um Terço bem rezado!

Assim como escrevi que o Pai Nosso é a mais bela oração que Jesus ensinou e rezou, o mesmo digo da Ave-Maria. É bíblica e eclesial.

É uma oração que eu rezava todos os dias na família e mais tarde no seminário.

Rezemos com atenção e com a nossa vida!

Na próxima publicação iremos refletir sobre os 15 minutos de companhia a Nossa Senhora.

P.e Antunes

Pin It on Pinterest

Share This
Skip to content