Fátima, lugar de experiências profundas

Um lugar extraordinário para rezar, aprender e “saborear” os principais conteúdos das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos; Lúcia, Francisco e Jacinta no distante ano de 1917, bem como as três aparições do Anjo em 1916 aos mesmos videntes.

Os Pastorinhos foram escolhidos por Deus para testemunhar tão extraordinários acontecimentos e escutar palavras tão expressivas do Anjo e de Nossa Senhora.

Nós, participantes do Retiro, tivemos a graça plena de Deus de poder visitar todos os lugares, ouvir todos os pormenores das Aparições, relatados de forma expressiva e tocante, proporcionando momentos profundos de meditação.

O relator foi o Sr. Padre João Paulo Quelhas, que, com serenidade e simplicidade, resumiu a Mensagem de Fátima em três palavras: oração, adoração e silêncio.

Como retiro espiritual que foi, destaca-se a dimensão interior e espiritual, a “Fonte de Tudo”: Missa diária na Capela da Casa, oração da manhã, adoração ao Santíssimo Sacramento, oração de Laudes, Via-Sacra, celebração penitencial, contemplações nas duas Basílicas, recitação do Rosário na Capelinha, com a vela acesa, e a Missa final na colunata, com o comovente Adeus a Nossa Senhora.

De facto, Fátima é o Altar do Mundo, onde muitos encontram um novo rumo para as suas vidas. Para os doentes, foi uma experiência única, profunda e inesquecível; um verdadeiro “Pentecostes”. Regressaram alegres, alguns dizendo:

“Estou limpa por fora e por dentro”; “Estou mais feliz do que se me saísse a sorte grande”; “O que mais gostei foi de rezar o terço na Capelinha”; “Gostei de tudo”; “Gostei muito, e o Sr. Padre tem uma pedagogia excelente, que se preocupa não só em formar, mas também em informar. Foi fantástico.”

É de salientar o generoso número de voluntários e Servitas que, desde o início da viagem e durante toda a estadia, prestaram um apoio total, contribuindo para que este retiro/peregrinação fosse, de facto, uma Graça de Deus para todos.

O grupo era constituído por 45 pessoas, provenientes de diversas paróquias da Diocese de Viseu, e esteve alojado na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Secretariado Diocesano de Viseu do MMF