Dias de Deserto

Um Dia de Deserto é uma experiência espiritual vivida em ambiente de recolhimento, silêncio e oração.

A palavra “deserto” recorda-nos o lugar bíblico onde Deus chamava os profetas, onde Jesus rezava ao Pai, onde se fazia a experiência de encontro profundo com o Senhor. Não é tanto um “lugar físico”, mas um tempo para estar a sós com Deus.

O Dia de Deserto vivido ao jeito dos pastorinhos proporciona:

Recolhimento – Permite um tempo afastado da rotina, das preocupações e distrações, para recentrar a vida em Deus e no essencial.

Escuta da Palavra – A oração com a Sagrada Escritura ocupa um lugar central. Tal como Maria em Fátima, somos convidados a acolher a Palavra de Deus no silêncio do coração.

Oração e silêncio – Procura criar um ambiente de silêncio, de oração pessoal e comunitária, favorecendo o diálogo íntimo com o Senhor.

Eucaristia e Reconciliação – Inclui a celebração da Missa e a possibilidade de receber o sacramento da Confissão.

Maria, caminho para Cristo – Na casa da Mãe, inseridos no carisma e missão do MMF, este tempo é vivido sob o olhar materno de Nossa Senhora, aprendendo com Ela a disponibilidade, a escuta e a entrega.

Participar no Dia de Deserto é uma pausa espiritual onde o coração se abre a Deus, deixando-se conduzir por Maria para viver mais plenamente o Evangelho, à luz da Mensagem de Fátima.

Calendário

Dia 07 março  2026 – Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Dia 11 abril 2026 – Diocese de Lisboa

Dia 16 maio 2026 – Diocese de Porto - Alpendurada

Dia 29 agosto 2026 – Diocese de Coimbra

Dia 10 outubro 2026 – Diocese de Viana do Castelo

Programa

09h15. Saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições
09h30. Partida para os Valinhos e oração do Rosário
10h30. Via-Sacra no percurso dos Valinhos e reflexão na Loca do Cabeço
12h30. Oração pessoal no Calvário Húngaro
13h00. Merenda
14h00. Adoração individual e comunitária na Capela do Calvário Húngaro
15h00. Missa
16h00. Termo do dia do deserto

Aos organizadores paroquiais do Dia de Deserto

É com agrado que verificamos que os peregrinos procuram a vivência do ‘dia de deserto’. Esta atividade é uma experiência de encontro íntimo com o Senhor, pelo que requer agendamento prévio e tem vagas limitadas.

A experiência diz-nos que o número ideal de participantes nesta atividade será um máximo de 100 peregrinos.

É consolador ver o interesse e respeito que manifestam desde a saudação a Nossa Senhora até à capela de Santo Estêvão.  O objetivo que é o encontro da sua vida com Deus como fizeram os Pastorinhos naquela montanha seja alcançado através do silêncio e recolhimento que o local proporciona.

A participação nesta atividade requer marcação prévia nos Secretariados Diocesanos ou Secretariado Nacional do Movimento da Mensagem da Fátima.

Donativo Faça um
Donativo