O Secretariado Nacional desenvolveu uma nova imagem gráfica com o objetivo de dar resposta à necessidade do MMF se fazer representar através de um logótipo mais funcional, estruturado e contemporâneo sem, no entanto, perder a ligação ao passado e à iconografia que se encontra na génese do próprio Movimento.
Segue uma breve contextualização para ajudar cada mensageiro na leitura e interpretação da nova imagem gráfica:
Da autoria da designer gráfica Inês do Carmo, a nova identidade visual mantém a centralidade de Nossa Senhora que, nesta proposta, surge envolta num círculo luminoso, remetendo para a definição de “Senhora mais brilhante que o Sol”.
O círculo deixa, contudo, um espaço vazio que sugere a ideia de chave ou de fechadura, numa alusão às portas que se abrem quando cada Mensageiro leva mais longe a Mensagem de Fátima. No interior do círculo, 20 raios concêntricos, formam a ideia de resplendor e o número remete para as 20 dioceses portuguesas, nas quais o MMF desenvolve a sua pastoral. No limite externo do círculo, encontra-se uma coroa de espinhos, a mesma que cinge o Imaculado Coração de Maria.
Este conjunto assume a forma de rosácea/vitral com o objetivo de reforçar o cariz religioso da imagem e a dinâmica que irradia de Fátima, desde o dia do Milagre do Sol, quando se fecha o ciclo das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria e a Mensagem fica confiada ao mundo.
Os Três Pastorinhos não podiam ficar de fora da nova simbologia do MMF. Aos pés de Nossa Senhora, três pequenos traços marcam a presença das crianças a quem a Virgem Maria apareceu e às quais se associa uma mensagem de santidade.
A nova identidade mantém o laranja como cor predominante com o objetivo de garantir uma identificação mais rápida com o MMF. Simultaneamente, atribui-lhe o significado da luz solar que, para os cristãos, é sempre a luz de Cristo que Maria transmite nas suas aparições.
O novo logótipo é composto pelo símbolo e pela sigla MMF, já bastante conhecida de toda a família dos Mensageiros de Nossa Senhora de Fátima.
🙏❤️☀️

