O Movimento procura fomentar a nível nacional:
A adoração eucarística, sobretudo com crianças e adolescentes.
A oração do terço particularmente nas famílias, aproveitando a visita da Imagem do Coração Imaculado de Maria às famílias.
Continuar a oração do terço das 18.30h com crianças e adolescentes, todos os dias 13 de cada mês na capelinha das Aparições.
A vivência dos cinco primeiros sábados.
Aproveitar os dias de deserto nos Valinhos, como uma escola de contemplação, revisão de vida e adoração eucarística ao jeito dos Pastorinhos.
Dia 01 Março – Diocese a definir
Dia 12 Abril – Diocese de Portalegre e Castelo Branco
Dia 26 Abril – Diocese de Viana do Castelo
Dia 24 Maio – Diocese a definir
Dia 14 Junho – Diocese de Coimbra
Dia 30 Agosto – Diocese a definir
Dia 20 Setembro – Diocese a definir
Dia 11 Outubro – Diocese a definir
Programa
09h.15: Saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições;
09h.30: Partida para os Valinhos e oração do Rosário;
10h.30: Via-Sacra no percurso dos Valinhos e reflexão na Loca do Cabeço;
12h.30: Oração pessoal no Calvário Húngaro;
13h.00: Merenda;
14h.00: Adoração individual e comunitária na Capela do Calvário Húngaro;
15h.00: Missa;
16h.00: Termo do dia do deserto.
Aos organizadores paroquiais do Dia de Deserto:
É com agrado que verificamos que os peregrinos procuram a vivência do ‘dia de deserto’. Esta atividade é uma experiência de encontro íntimo com o Senhor, pelo que requer agendamento prévio e tem vagas limitadas.
A experiência diz-nos que o número ideal de participantes nesta atividade será um máximo de 100 peregrinos.
É consolador ver o interesse e respeito que manifestam desde a saudação a Nossa Senhora até à capela de Santo Estêvão. O objetivo que é o encontro da sua vida com Deus como fizeram os Pastorinhos naquela montanha é alcançado através do silêncio e recolhimento que o local proporciona.
A participação nesta atividade requer marcação prévia nos Secretariados Diocesanos ou Secretariado Nacional do Movimento da Mensagem da Fátima.
Orações de Fátima
Oração do anjo
“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores”.
Consagração a Nossa Senhora
Lembrai-Vos que Vos pertenço, terna Mãe, Senhora Nossa. Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa e porque assim sou vosso(a), ó incomparável mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
Consagração a Imaculado Coração de Maria
Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação até aos confins do mundo. Sob a protecção do Vosso Coração Imaculado seremos um só povo com Cristo. Seremos testemunhas da Sua ressurreição. Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da Santíssima Trindade, a Quem adoramos, louvamos e bendizemos.
Amen.