No dia 25 de abril, o Movimento da Mensagem de Fátima MMF da Diocese de Braga foi em peregrinação a Pontevedra. Foi um dia bonito, pois foi profundamente mariano e eucarístico. Foi em Pontevedra que Nossa Senhora e o Menino Jesus apareceram à Irmã Lúcia e pediram a devoção dos Cinco Primeiros Sábados.
No autocarro, rezámos os Mistérios Gozosos do Santo Rosário. O que, no fundo, nos envolveu na atmosfera ideal, pois aquele Menino Jesus que observamos nos Mistérios Gozosos, é o mesmo que esteve presente em Pontevedra a conversar com a Irmã Lúcia.
Peregrinar até Pontevedra é um convite do Menino Jesus que quer estar próximo de nós. O convento que nos acolheu com tanta simpatia, transmite essa simplicidade e serenidade típicas de um local habitado por Deus. O Menino Jesus convida-nos a ser crianças como Ele, a desfrutar dessa certeza de que somos profundamente amados por Ele.
Portanto, ter a oportunidade de nos sentarmos no pátio onde a Irmã Lúcia e o Menino Jesus conversaram, é realmente um presente divino. Além disso, nesse pátio está uma estátua do Menino Jesus que nos observa com carinho e ternura. Essa experiência de olhá-Lo tal como Ele nos olha é muito bonita, mesmo que saibamos que se trata de uma estátua, pois sabemos, à Luz da Fé, que na realidade sobrenatural, Jesus e Maria realmente estão a olhar para nós e por nós.
Nossa Senhora, a nossa Mãezinha, quer que nós tenhamos esse encontro com o Seu Filho, silenciosamente, de coração para coração. E a peregrinação a Pontevedra, se bem vivida e interiorizada, proporciona isso.
Mas, antes desse momento mais demorado no pátio, celebrámos a Eucaristia. Sim, celebrámos a Eucaristia justamente no mesmo local onde Maria e Jesus apareceram à Irmã Lúcia. Que belo. Vivendo esse encontro com a Santíssima Trindade como na aparição em Tuy à Irmã Lúcia, onde nos é descortinada a beleza transcendental da Eucaristia. Deus que se nos dá na Hóstia Consagrada para se estreitar ainda mais a nós, o ápice do Amor.
Peregrinar a Pontevedra, com fé, esperança e caridade, é deixarmo-nos levar pela mão de Maria até à intimidade com a Santíssima Trindade.
Para finalizar, tivemos a oportunidade de visitar a Basílica de Santa Maria Maior e também a cidade. Estamos todos muito gratos, acredito. Foi um dia enriquecedor. Parabéns pela iniciativa. Muito obrigado.
José Alexandre Oliveira | Responsável Diocesano da Pastoral da Oração do MMF de Braga


Faça um